O atendimento/acompanhamento Social é uma resposta às pessoas e famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social ou outras dificuldades pontuais e têm como objetivo prevenir ou resolver problemas que provoquem situações de exclusão social. Atua também em situações de emergência social e destina-se ao atendimento social de pessoas sem-abrigo e/ou com domicílio instável, sinalizadas por instituições parceiras e efectua encaminhamentos de acordo com a necessidade familiar / individual. Os atendimentos e acompanhamento dos indivíduos/famílias são efetuados semanalmente com marcação prévia, podendo a Comunidade efetuar as marcações presencialmente ou por telefone.


OBJETIVOS

  1. Apoiar pessoas/famílias em situação de dificuldade e/ou emergência social;
  2. Acolher, orientar e encaminhar através de atendimento individual e personalizado, indivíduos e/ou famílias em situação de risco, vulnerabilidade ou exclusão social;
  3. Promover a melhoria das condições de vida e a inclusão social e laboral de indivíduos e/ou famílias;
  4. Promover a erradicação de preconceito;
  5. Prevenir e combater situações de exclusão;
  6. Promover a autonomia e autoestima dos indivíduos e famílias, mediante a participação ativa dos mesmos no seu processo de mudança;
  7. Proporcionar às pessoas/famílias a possibilidade de aquisição de competências, meios e recursos que lhes possibilitem construir uma nova e melhor organização de vida.

SERVIÇOS

  • Apoio Alimentar, com entrega semanal de alimentos frescos e confecionados;
  • Apoio em roupas, calçados e pequenos eletrodomésticos;
  • Apoio pecuniário;
  • Apoio a aquisição de medicação.

Marcações: geral@aresc.pt ou Tm. 965 345 562